A IBM anunciou a abertura de 100 patentes num movimento que pretende estimular a inovação. A abertura do acesso a patentes não é uma iniciativa nova por parte da IBM que já colocou centenas de outras patentes no domínio público.



Para já, a empresa que gere 40 mil patentes ainda não forneceu detalhes sobre as peças protegidas envolvidas neste novo processo de doação que permitirá o desenvolvimento por terceiros de produtos baseados em patentes da Big Blue sem o pagamento de taxas de licenciamento. De sublinhar que anualmente a IBM factura mil milhões de dólares com as suas patentes de acesso restrito.



Ontem a IBM também anunciou um conjunto de novos serviços dirigidos ao mercado de pequenas e médias empresas nas áreas do hardware, software e assistência técnica. Ao longo das próximas oito semanas serão anunciados 30 novos serviços.



Os primeiros deste leque visam ajudar as empresas a implementar redes de comunicações com suporte para dados, vídeo e voz.



Estes novos serviços estarão disponíveis para venda através de catálogo, explica a C|Net, e vão ao encontro de empresas sem recursos para desenhar sistemas de TI costumizados.



Notícias Relacionadas:

2005-10-25 - IBM reforça abertura de patentes para open source nas áreas da educação e saúde

2005-01-11 - IBM doa conjunto alargado de patentes à comunidade open-source