Segundo uma notícia avançado pela a IBM prepara-se para colocar hoje à venda uma série de produtos de hardware e software desenhados de forma a tornar mais fácil o uso de uma nova solução de utility computing.

Esta gama, designada Web Infrastructure Orchestration permitirá ao seu software de gestão Tivoli determinar como as aplicações DB2 (para base de dados) e WebSphere (para eCommerce e websites) serão corridas nos servidores BladeCenter da marca.

Esta iniciativa vem no seguimento de acções idênticas de empresas rivais da IBM, como a Hewlett Packard ou a Sun Microsystems, de juntar material de utility computing por forma a que as funcionalidades de cada aparelho possam ser utilizadas e pagas conforme as necessidades do seu utilizador.

Este conceito tem como objectivo permitir que uma entidade possa usar as suas máquinas de forma mais eficiente e rentável, avança a empresa àquela fonte.

A oferta conjunta de software e hardware de utility computing é uma forma de reduzir a complexidade e levar os consumidores a experimentar a modalidade de computação.

A HP e a Sun adoptaram recentemente o mesmo tipo de estratégia ao lançar produtos de utility computing. No caso da Sun, o seu software N1 foi lançado inicialmente como um pacote disponível apenas com os seus servidores blade. Quanto à HP, o seu Utility Data Center também foi ligado de forma efectiva com os servidores da marca.

Notícias Relacionadas:

2003-02-10 - Sun anuncia nova plataforma N1 e servidores blade (actualizada)
2002-04-10 - HP alarga computação em grelha à utilização comercial