Apresentado hoje, o zSeries é um novo computador mainframe da IBM que corre o sistema operativo aberto Linux. Ao mesmo tempo, a empresa deu também a conhecer o iSeries, um pequeno servidor que corre igualmente Linux e que, segundo o noticiado pela agência Associated Press, estará no mercado a menos de 50.000 dólares (56.700 euros ou 11.369 contos)



Pensado para o processamento de transacções em grandes empresas, o zSeries deverá custar 400.000 dólares (453.600 euros ou 90.954 contos). A máquina - que pode ser o nervo central de redes informáticas empresariais com milhares de computadores - é significamente mais barata do que os mainframes não Linux da IBM, habitualmente comercializados a 750.000 dólares. O seu custo mais reduzido justifica-se pelo tipo de software (não proprietário) que utiliza.



Segundo afirmações de responsáveis da IBM, o zSeries será o primeiro computador mainframe vendido sem o tradicional z/OS, o sistema operativo para este género de máquinas da IBM. A partir de comunicado oficial, a empresa explica ainda que a gestão do zSeries não requer a tradicional experiência em sistemas operativos mainframe.



Os dois novos produtos serão oficialmente apresentados durante a conferência LinuxWorld, que decorre em Nova Iorque entre o próximo dia 29 de Janeiro e 1 de Fevereiro.



Notícias Relacionadas:

2001-03-26 - IBM renova sistema operativo para mainframes

2000-05-17 - IBM põe Linux nos mainframes

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.