Os ambientes de computação de alta performance (HPC) estão a deixar de se prender exclusivamente a entidades com especificidades próprias, como unidades de investigação, passando a estar também presentes em empresas de variadas dimensões. Como tal, a IBM anunciou que pretende alargar a sua oferta HPC através da disponibilização de novas aplicações para a linha de produtos Cluster 1350.



De acordo com a imprensa internacional o objectivo fabricante norte-americana é levar as soluções a organizações de diversas áreas de actuação, independentemente da sua dimensão. Para isso, através desta iniciativa, a IBM irá tentar reduzir os riscos e custos associados à distribuição e instalação de clusters, garantindo maior flexibilidade na sua oferta, tendo em conta as necessidades de cada cliente.



Cerca de 70 por cento dos clusters actuais são suportados por Linux pelo que a empresa afirma que irá continuar a apostar em sistemas compatíveis com tecnologia open-source. Mesmo assim a IBM acredita que é importante estender a oferta ao Windows.



Para isso, entre as tarefas a desenvolver para o desenrolar dos processos inclui-se a parceria com a Microsoft que permitirá à IBM o fabrico de produtos assentes no sistema Windows Compute Cluster Server 2003.



A IBM afirma que as aplicações irão incluir tecnologia de redes da Cisco Systems.
Para a execução da iniciativa a fabricante conta com algumas parcerias, nomeadamente com a Accelrys, que trabalha no desenvolvimento de software para a indústria farmacêutica e de biotecnologia, e com as empresas ABAQUS, ANSYS, ESI Group, Livermore Software e MSC Software.



Wendy McGee, da divisão IBM Clusters Solutions, acredita que esta estratégia será benéfica para a indústria. Neste sentido, a empresa avança que será criado um programa denominado "HPC ValueNet", destinado aos parceiros da organização, que tem em vista a dinamização da comercialização de clusters e aplicações através dos habituais canais de vendas.



Os novos clusters serão disponibilizados a curto prazo, salientou a empresa em comunicado.

Notícias Relacionadas:

2006-01-25 - FEUP acolhe Cluster de Alta performance para incrementar capacidade de cálculo aplicada à investigação