A IBM anunciou ontem um novo servidor Unix de gama baixa e processador duplo, no mesmo dia em que foi lançado comercialmente. Designado p615, este sistema baseia-se no chip Power4+, um processador que, com este lançamento, passa a estar disponível como opção a toda a linha da fabricante, apenas um ano e meio após a sua introdução.

O eServer p615 substitui um modelo integrando o processador mais antigo Power III e representa uma aposta da IBM no mercado de computadores empresariais de gama de entrada para concorrer face aos sistemas Intel. O preço mínimo do servidor, com um processador Power4+ de 1,2 GHz e 1 GB de memória, é de 5.745 dólares, subindo para os 11.695 dólares no caso de integrar dois processadores e 4 GB de memória.

Este novo modelo está disponível com o AIX, a versão da IBM do Unix, ou, em alternativa, com o Linux, cujo custo é inferior. Por exemplo, um servidor de dois processadores com 4 GB de memória custa apenas 10.695, se se optar pelo sistema operativo open-source. O p615 pode ser adquirido enquanto máquina separada como um modelo montado em forma de rack com uma espessura de sete polegadas.

A sua capacidade de memória é de 16 GB e possui três slots PCI-X para estabelecer a ligação a dispositivos como placas de rede extra. Este servidor pode ainda ser incluído como um componente num cluster de supercomputação formado por vários sistemas de menores dimensões.

O Power4 da IBM está no centro da estratégia da companhia para ultrapassar a Sun, a maior fabricante de servidores Unix. Lançado no final de 2001 com o computador p690 Regata de 32 processadores, será sucedido no próximo ano pelo mais poderoso Power5, a ser introduzido com o futuro servidor Squadron de 64 processadores.

Para além de concorrer com a Sun, a IBM tem também como rival a Fujitsu, a quinta maior fabricante mundial de servidores, de acordo com a empresa de estudos de mercado IDC. A companhia japonesa comercializa sistemas empregando o seu próprio processador Sparc V, que corre o Solaris, uma versão do Unix da Sun. Na semana passada, a Fujitsu lançou dois novos modelos Primepower, o 250 de dois CPUs e o 450, de quatro, integrando processadores Sparc de 64 bits e 1,1 GHz.

Notícias Relacionadas:
2002-12-05 - IBM introduz Linux em servidores com processadores Power4 RISC
2002-08-09 - IBM pretende comercializar um Power PC para desktops baseado no Power4