A IBM detalhou ontem as características da sua nova oferta para o mercado de storage com dois novos equipamentos baseados num novo design e arquitectura que posiciona como ferramentas chave para garantir o primeiro lugar no ranking mundial de soluções de armazenamento.



Ambos os equipamentos - DS6000 e o DS8000 - resultam de anos de investigação e vários milhões de dólares de investimentos, números que a companhia não detalha.



O DS8000 garante seis vezes mais performance que o seu antecessor, oferece escalabilidade linear e usa a engenharia de virtualização da IBM que disponibiliza de raíz tecnologias de microparticionamento, permitindo que o sistema seja utilizado como um único sistema ou como múltiplos sistemas com capacidades lógicas de particionamento. Ambos os modelos são também baseados na tecnologia Power5.



O equipamento vai estar disponível em dois modelos que pretendem responder a maiores e menores necessidades de storage, embora ambos disponham de elevada escalabilidade.



O modelo 8100 é equipado com dois servidores de processador duplo, com uma memória cache de 128 GB e uma capacidade física que permite ir dos 1,1 Terabytes (TB) até 115 TB. O segundo, o modelo 8300, conta com dois servidores de quarto processadores com uma memória cache de 256 GB e uma capacidade física entre 1,1 Terabyte e 192 TB.



O D6000, por seu lado, parte de uma capacidade de 580 GB escalável até aos 67,2 Terabytes podendo ligar-se a ambientes zSeries, iSeries, UNIX, Linux e Intel e estará disponível a preços que a Big Blue chama imbatíveis face à sua concorrência, com níveis de performance bastante superiores e um tamanho reduzido face ao comum para o mesmo tipo de capacidade na sua concorrência, sendo as suas dimensões equivalentes às de um vídeo VCR.



O DS8000 e o DS6000 partilham em 90 por cento o mesmo código de software permitindo a sua integração numa mesma infra-estrutura. Em comum os dois produtos têm ainda um conjunto de funções, interface e o software de gestão que se baseia em software aberto.



Com o lancamento dos novos equipamentos "a IBM pretende dar resposta ao que considera serem os principais desafios do storage na actualidade: normalização, virtualização, melhor gestão do ciclo de vida da informação e simplificação da infra-estrutura", explicou ao TeK Tom Hawk, General manager of enterprise storage da IBM, à margem do evento em Mainz que deu a conhecer os novos equipamentos.



O responsável reforça que "esta é a primeira vez que produtos enterprise class são colocados no mercado a um preço acessível aos pequenos e médios negócios, alterando o modelo de negócio até agora inerente aos sistemas storage" e dando um passo fundamental na reconquista da liderança do mercado.



Os novos equipamentos vão estar disponíveis para venda a partir do próximo dia 3 de Dezembro a partir de 97 mil dólares na versão básica.



Notícias Relacionadas:
2003-12-31 - Plataforma informática do ITIJ modernizada pela IBM

2002-12-23 - IBM desenvolve software open-source para tecnologia de armazenamento de dados