Na continuidade da aposta na área do RFID (Identificação por Rádio Frequência) que envolveu um investimento de 250 milhões de dólares, a IBM anunciou a expansão da área da impressão de etiquetas RFID através do lançamento de uma impressora que permite efectuar a contagem de inventários, através de códigos de barra tradicionais e também etiquetas RFID, "permitindo efectuar a transição dos códigos de barra para tecnologia RFID", detalha a empresa em comunicado. A Infoprint 6700 R40 incorpora um microprocessador IBM POWER, que suporta a informação e a transfere para cada etiqueta RFID.

As soluções de RFID utilizam etiquetas electrónicas para armazenar dados e identificar artigos, apresentando-se como "uma plataforma ideal para criar uma cadeia de abastecimento integrada", diz o comunicado acrescentando que as plataformas RFID podem "englobar toda a área de supply chain, localizando os bens desde a sua produção até à distribuição".

Com o lançamento de novos serviços nesta área, a IBM pretende ainda dar resposta aos problemas de segurança e privacidade da informação do consumidor, a que pretende responder com a prestação de serviços de consultoria que dão assistência às empresas nas questões legais. Estas beneficiam ainda de uma espécie de kit que visa acelerar a adopção da tecnologia e o aparecimento de resultados.

"Pretendemos alargar o mercado de RFID e levá-lo para outras áreas de negócio de maneira a que todas as empresas possam beneficiar com as vantagens deste tipo de solução, uma vez que as cruzamos com as capacidades end-to-end da empresa", afirmou Eric Gabrielson, Director global de soluções RFID, da IBM Global Services no mesmo comunicado.

Este investimento está a ser complementado com o apoio de uma rede de parceiros que engloba o METRO Group, a Delta Airlines, a Boeing e a Airbus.

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