A IBM vai lançar até final da semana uma versão beta do seu software para integração de dados que já reflecte o trabalho de integração da Ascential Software, empresa que desenvolve software nesta área e que a IBM adquiriu recentemente por 1,1 mil milhões de dólares.

Ambas as empresas vinham desenvolvendo novas linhas de produtos de integração, que desde a aquisição a IBM tem procurado interligar. A Ascential estava a trabalhar num produto com o nome de código Hawk, enquanto a Big Blue direccionava os seus esforços para o Serrano.

Com ligeiras diferenças entre si, o software da Ascential tem como prioridade reunir informação proveniente de várias fontes numa única localização, permitindo a análise de tendências e a elaboração de relatórios.

Em contrapartida, o Serrano da IBM, que será integrado na próxima actualização do WebSphere, foi concebido para pesquisar múltiplas fontes ao mesmo tempo, sem a preocupação de consolidar a informação num único local.

Mark Register, vice-presidente da unidade de marketing para as soluções de integração de informação da IBM, explica que as diferenças entre os dois produtos se devem ao facto de terem sido desenhados a pensar em diferentes tipos de utilização, embora ambos permitam a pesquisa de informação guardada, disse à CNet.

Contudo, o trabalho de integração permite que as versões beta preparadas para lançamento tenham já a capacidade para partilhar dados ou informação que detalhe os conteúdos ou localização da informação guardada. As versões beta dos dois produtos ficam disponíveis esta semana e até final do ano avançam as versões definitivas.

Notícias Relacionadas:
2005-06-08 - Middleware da IBM assume-se como solução para o mundo on demand

2005-03-15 - IBM anuncia aquisição da Ascential Software

2005-03-04 - IBM investe 150 milhões de dólares em 100 centros de inovação