A IBM decidiu comemorar o 40º aniversário do seu System/360 com o lançamento de um novo mainframe para o mercado das pequenas e médias empresas. O IBM eServerz890 é baseado na tecnologia do z990 e, segundo a fabricante, apresenta todas as capacidades daquele servidor, mas numa escala e preço inferior, com vista à sua adopção por parte das empresas de menor dimensão.



Em resultado de um aumento de aproximadamente 100 por cento na capacidade de cada processador central geral, o z890 tem quase o dobro da capacidade de processamento do z800, salienta a IBM. Apesar da capacidade aumentada, o z890 é 30 por cento mais pequeno do que o outro mainframe.



A fabricante está igualmente a apostar na disponibilização do z890 como um modelo isolado com 28 níveis de capacidade, "permitindo que os clientes possam mais ajustadamente adequar a capacidade do servidor às suas necessidades de negócio", salienta a IBM em comunicado.



Para ajudar ao crescimento das linhas zSeries, a IBM revelou também um processador de execução Java especializado, denominado zSeries Application Assist Processor (zAAP), com vista ao aumento da velocidade de desempenho das aplicações Java no mainframe.



Ainda a pensar no mercado das PMEs, a IBM anunciou um novo modelo de gama mais baixa da família Enterprise Storage Server, o ESS 750, que estará disponível a partir de Maio com um preço inicial de 100 mil dólares.



Com comercialização prevista para o próximo mês de Maio, o preço do z890 começará nos 200 mil dólares, enquanto o zAAP estará disponível a partir do final de Junho de 2003 com um preço que rondará os 125 mil dólares por processador.



Com o conjunto de produtos hoje anunciados, a IBM pretende marcar a passagem de 40 anos sobre a introdução no mercado do System/360, um computador mainframe que originou muitas das tecnologias ainda hoje utilizadas na computação, entre elas o processamento transaccional, os micro-circuitos e as bases de dados.



O System/360 foi o resultado de um investimento de 5 mil milhões de
dólares em engenharia, fábricas e equipamento. Para desenvolver o projecto, a IBM contratou mais de 60 mil profissionais e abriu 5 novas fábricas. Acredita-se que foi o maior projecto comercial, com financiamento privado, de todos tempos e durante a sua concretização foram registadas mais de 300 patentes.



Notícias Relacionadas:

2003-12-18 - IBM assina acordo para fornecimento de hardware a empresa alemã

2003-05-15 - IBM introduz mainframe T-Rex para serviços on-demand