A IBM apresentou uma tecnologia que permite colher e processar os dados presentes num telemóvel, de forma contextual e relacionada, permitindo a criação de entradas numa base de dados, agrupando imagens, texto e som relacionados.

A tecnologia, denominada PENSIEVE, em referência ao colector de memórias dos livros de Harry Potter, visa simplificar a manutenção de uma base dados cumulativa, por exemplo, de contactos pessoais, a partir de dados dispersos e não directamente relacionados, tirando partido da metadata que a maior parte dos telemóveis actuais associa aos ficheiros, incluindo referências de localização, em telemóveis com GPS ou temporais, na maior parte dos terminais.

Ao sincronizar o seu telemóvel com o computador, o utilizador poderá exportar todos esses ficheiros, ficando a cargo do PENSIEVE o processamento e reconhecimento dos dados dispersos numa única entrada.

O exemplo prático descrito no vídeo que aqui lhe mostramos é particularmente ilustrativo: um utilizador vai a um evento, tira fotografias com o seu telemóvel, adiciona contactos à agenda do mesmo ou escreve notas, resultando em informação dispersa por diferentes aplicações e em diversos formatos. Ao sincronizar o seu telemóvel com o PENSIEVE, este recolhe e processa a informação, criando a partir de uma nota, uma fotografia e da informação de um contacto, uma entrada extensa e unificada no gestor de contactos do computador do utilizador.

A IBM não diz quando alguns destes conceitos se poderão materializar, mas serão uma ajuda preciosa a quem tem problemas de memória.