A OpenAI confirmou que a funcionalidade Projects para o ChatGPT está disponível de forma gratuita para todos os utilizadores. A funcionalidade, que fazia parte da assinatura Pro, foi também atualizada para suportar uploads de ficheiros com maiores dimensões por cada projeto, assim como a quantidade de uploads. No formato gratuito pode enviar cinco, o Plus até 25 e 40 para as assinaturas Pro, Business e Enterprise. 

A funcionalidade Projects permite os utilizadores organizarem as conversas que têm com o assistente de inteligência artificial em torno de um determinado assunto. Outra novidade adicionada é a possibilidade de selecionar cores e ícones para os temas, oferecendo assim mais personalização. 

Os utilizadores podem assim organizar as suas conversas por temas, mas também personalizar instruções de como a IA responde, os limites da informação, assim como os ficheiros que pode tomar como referência. Esta é uma forma dos utilizadores poderem “balizar” as fontes onde o assistente inteligente vai buscar a informação para o projeto e como esta fica guardada na memória do ChatGPT. 

Um exemplo prático para a utilização do Projects é “discutir” ideias sobre um tema com o ChatGPT, fazendo perguntas, elaborando os tópicos, mas sem a preocupação de os arrumar. No final, toda a informação debitada entre o utilizador e a IA pode ser reunida e organizada num projeto, num texto completo, sem cortes. Todos os projetos ficam guardados na barra lateral esquerda, bastando clicar em “+” para criar um novo projeto.

A OpenAI diz que a funcionalidade já está disponível na versão Web do ChatGPT e na aplicação para Android, chegando nos próximos dias à aplicação para iOS.