A IBM está a desenvolver um supercomputador baseado em tecnologia de microprocessador utilizada nas consolas de jogos. O equipamento deverá estar concluído no próximo ano e, segundo a IBM, terá o tamanho de uma televisão, noticia a Reuters.



Com capacidade para realizar dois triliões de cálculos por segundo, o novo supercomputador é uma versão à escala menor do protótipo Blue Gene desenvolvido pela empresa norte-americana para o Lawrence Livermore National Laboratory, na Califórnia.



A agência noticiosa cita o vice-presidente da IBM para a área de tecnologia e estratégia Irving Wladawsky-Berger, para dizer que o novo supercomputador se baseia na tecnologia microchip PowerPC. Esta tecnologia é também usada nos computadores Apple e servirá igualmente de base à próxima geração de consolas Nintendo e Sony, com quem a IBM está a trabalhar.



A PowerPC recorre a cerca de mil microprocessadores, mais baratos e de consumo mais reduzido que os microprocessadores tradicionais, tornando possível a mesma capacidade num espaço mais reduzido, explica o mesmo responsável.


O novo supercomputador vai figurar do Top 500 compilado pelo departamento de ciências da computação da Universidade do Tenesse.



Notícias Relacionadas:

2003-11-10 - Virginia Tech constrói terceiro computador mais rápido do mundo

2003-08-07 - IBM contratada para desenvolver o mais poderoso supercomputador Linux do mundo


2002-06-21 - Departamento de Defesa dos EUA adquire supercomputador da IBM para combater doenças infecciosas


2001-11-11 - IBM vai construir segundo supercomputador Blue Gene