A IBM continua a dominar o Top 10 dos computadores mais potentes do mundo com seis máquinas na short list deste Top 500 periodicamente revisto. A liderança da tabela continua a pertencer ao BlueGene/L que está no laboratório nuclear do Lawrence Livermore e que permite a realização de 280 triliões de cálculos por segundo.



Nos primeiros 10 lugares estão também duas máquinas da Cray concebidas para os laboratórios nacionais norte americanos de 102 e 101 teraflops, menos que os 280 teraflops oferecidos pelos líder BlueGene/L.



A HP, por seu lado, domina a tabela em termos de número de presenças, com uma quota de 41 por cento no Top 500, contra os 38 por cento assegurados pela IBM, embora sem nenhuma presença nos primeiros cinquenta computadores mais potentes.



Em termos de capacidade de processamento é por isso a IBM que continua a dominar arrebatando 42 por cento da capacidade implícita nas 500 máquinas analisadas, contra 25 por cento da HP.



No mesmo dia em que foi conhecida a nova composição da lista a IBM anunciou que espera vencer a barreira do petaflop - que permitirá realizar quadraliões por segundo - no início de 2008 com o BlueGene/P, a sua nova família de supercomputadores.



Notícias Relacionadas:

2006-11-17 - Departamento de Energia dos EUA apoia IBM para a criação de novo supercomputador