Com o objectivo de incentivar a criação de uma comunidade aberta de inovação em redor da sua arquitectura de processadores Power, a IBM anunciou a disponibilização online de um conjunto de recursos, nomeadamente o Power Architecture Portal, um site colaborativo destinado a utilizadores e fabricantes de produtos baseados na linha Power.



O novo portal colaborativo para a comunidade Power Architecture é considerado pela Big Blue como o primeiro passo para a concretização do já anunciado plano para a partilha da arquitectura Power. "O portal será o espaço para os programadores e fabricantes encontrarem os recursos e estabelecerem um modelo de gestão que ajude a guiar as futuras direcções da inovação e da colaboração", refere a IBM em comunicado.



Entre os restantes recursos online anunciados pela IBM em comunicado, incluem-se downloads, documentos e softwarepara simulação. Uma dessas ferramentas de download gratuito, o Power Architecture Pack, pretende ajudar os developers a criarem processadores Power costumizados. "Permite simular um design system-on-chip combinando a sua própria tecnologia com a dos processadores Power", salienta a fabricante.



A IBM irá igualmente fornecer ferramentas para teste de middleware para servidores baseados em Power que corram Linux, assim como um guia introdutório para developers à arquitectura PowerPC que cobre elementos dos processadores.



Os novos recursos estão disponíveis via developerWorks.



Notícias Relacionadas:

2004-04-01 - IBM abre arquitectura Power com vista à costumização e inovação