A IBM lançou recentemente uma nova tecnologia de administração de volumes para Linux destinada aos administradores de sistemas, com vista a flexibilizar e a aumentar as capacidades de gestão de armazenamento de dados empresariais.



Desenvolvido em conjunto pela comunidade de programadores para o sistema operativo open-source e o Centro de Tecnologia Linux da IBM, o Enterprise Volume Management System (EVMS) foi concebido com o objectivo de fazer com que esta plataforma seja capaz de administrar mais conteúdos, ficheiros, utilizadores e servidores de maior dimensão, tornando-a simultaneamente mais fácil de utilizar.



Desta forma, o Linux passa a poder suportar as aplicações de negócios a nível empresarial que as grandes companhias necessitam, de acordo com o comunicado oficial divulgado pela IBM. O design modular do EVMS é totalmente open-source e foi licenciado nos termos da General Public Licence (GPL).



A versão 1.0.0 do EVMS oferece também maior flexibilidade e capacidade de expansão, integrando todos os aspectos de administração de volumes, partições e disco num único design e implementação de nível empresarial. A ferramenta cria uma infra-estrutura multi-nível em que os programadores possam adicionar de uma forma dinâmica suportes de armazenamento de dados, reconfigurar sistemas de ficheiros, realizar backups, bem como aumentar e diminuir partições.



Os sistemas operativos administram volumes de ficheiros e de armazenamento de dados em servidores, através da sua compressão e mediante o controle e equilíbrio do acesso. O novo sistema de administração alarga a capacidade do Linux ao permitir que os utilizadores acedam a dados e administrem volumes a partir de qualquer sistema operativo. Segundo a IBM, esta compatibilidade é alcançada através da adição de módulos de interoperabilidade para diferentes administradores de volumes e sistemas operativos.



Surgido em Janeiro de 2001, este projecto está alojado no site SourgeForge da comunidade de programadores de software open-source e cada versão provisória lançada foi transferida centenas de vezes, o que equivale no total a dezenas de milhares de downloads efectuados em menos de um ano. A IBM refere que várias produtoras de distribuições do Linux estão actualmente a avaliar o EVMS para que seja incluído nas próximas versões.



Outra novidade da IBM é o software Enterprise Workload Manager, que monitoriza grupos de servidores administrando-os e transferindo tarefas entre os computadores sem a ajuda de administradores humanos. Esta aplicação deverá estar disponível no final do ano.



O software integra o projecto eLiza da companhia de informática, que visa criar computadores que podem prever e resolver problemas por si próprios, sem interacção de humanos, de forma a reduzir as despesas de uma empresa com a mão de obra. O Enterprise Workload Manager funciona em Unix, Windows e Linux, assim como em servidores fabricados por empresas concorrentes como a Hewlett-Packard e a Compaq.


Notícias Relacionadas:

2002-04-23 - IBM lança nova geração de software de armazenamento em 2003

2001-10-31 - "Negócios inteligentes" com o Projecto eLiza