A IBM desenvolveu um novo software que permite manter em segredo as informações pessoais utilizadas pelos internautas em transacções e outras actividades online.



O programa chama-se Identity Mixer e permite que os utilizadores forneçam dados digitais encriptados, disponibilizados por entidades seguras como agências governamentais ou bancárias. Com esta medida os internautas evitam a partilha de números de cartões ou outros dados facilmente furtados na Web.



Anthony Nadalin, arquitecto de sistemas de segurança na IBM, afirmou em entrevista à Cnet que "com o Identity Mixer os utilizadores podem utilizar um pseudónimo evitando que a sua verdadeira identidade seja exposta".



Com este processo, quando forem efectuadas compras ou outras transacções online, os compradores podem fornecer uma espécie de credencial encriptada ao invés de inserirem os detalhes referentes à sua conta bancária. Como as lojas não terão qualquer tipo de poder para decifrar o código enviam-no à entidade responsável pelo cartão de crédito do utilizador, que procede à verificação da informação dando, ou não, autorização para o pagamento dos bens adquiridos.



Ao contrário do que acontece com as habituais passwords e número de conta utilizados, as credenciais digitais fornecidas pelos consumidores são de utilização única, ou seja, a mesma credencial não pode ser utilizada em múltiplas transacções. Cada vez que o utilizador quiser adquirir ou movimentar bens online terá de pedir um novo código.



A IBM acredita que esta tecnologia terá impacto positivo junto dos utilizadores e e-stores. O objectivo é ganhar novamente a confiança dos internautas no que diz respeito à segurança online, uma vez que os constantes ataques de phishing e prejuízos a eles associados têm contribuído para o decréscimo do número de compras e transacções na Web.



Para que o software seja implementado a IBM conta com a colaboração do projecto Higgins, uma iniciativa open-source promovida pela fabricante norte-americana em parceria com a Novell que dará os primeiros passos a meio deste ano, escreve a Cnet.

Notícias Relacionadas:

2007-01-16 - Portugal abaixo da média europeia nos indicadores do comércio electrónico

2000-12-05 - Novo algoritmo da IBM revoluciona segurança no e-commerce

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.