O exército norte-americano está prestes a receber uma doação humanitária da IBM, que pretende oferecer plataformas de reconhecimento de voz e tradução às forças presentes no Iraque. Com esta iniciativa a Big Blue pretende ajudar o exército a aperfeiçoar os sistemas de comunicação no terreno e melhorar as condições de segurança dos soldados, cidadãos e membros das organizações não governamentais presentes no terreno.



A oferta consiste no fornecimento de mil dispositivos de tradução automática - que reconhece e traduz cerca de 50 mil palavras em Inglês e 100 mil em árabe - e 10 mil cópias do software MASTOR (Multilingual Automatic Speech Translator). Os equipamentos são concebidos para utilização em hospitais, acções civis e outras que envolvam comunicação obrigatória entre as duas partes.



Notícias de jornais norte-americanos avançam que a ajuda da IBM surge na sequência do infortúnio de um funcionário seu que, em Fevereiro, quase perdeu o filho durante um ataque bombista no Iraque.



A barreira linguística é um dos motivos de maior preocupação entre os soldados norte-americanos e os civis iraquianos. Esta dificuldade é sentida a vários níveis e em vários sectores para além do exército, a embaixada dos Estados Unidos no Iraque é exemplo disso. Do milhar de funcionários da entidade 33 falam a língua local e apenas seis conseguem manter uma conversa fluente.



A IBM tem-se distinguido no fornecimento de tecnologias e serviços de auxilio a acções humanitárias em situações de catástrofe como aconteceu durante as operações de busca no World Trade Center e Pentágono, durante os acontecimentos do 11 de Setembro, aquando o terramoto no Paquistão em 2005 ou, mais recentemente, após o furacão Katrina e o tsunami asiático.

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