A IBM e a Intel revelaram hoje que irão colaborar na concepção e produção de servidores blade destinados ao mercado empresarial. Este tipo de computadores podem caber em placas e serem dispostos como se se tratassem de livros numa estante.



As duas gigantes da informática planeiam contribuir com verbas em dinheiro para Investigação e Desenvolvimento, assim como engenheiros para cooperar no desenvolvimento do chassis e sistema de servidores blade, um mercado que na sua opinião parece destinado a obter êxito junto das redes empresariais.



A parceria envolve ainda o âmbito das infra-estruturas de redes e de soluções abrangentes de administração de sistemas blade. Os servidores blade têm sido considerados como substitutos das racks de máquinas e emaranhados de fios que são presentemente comuns na maioria das grandes empresas. Por outro lado, os novos sistemas poderão também ter custos mais reduzidos de funcionamento e administração do que os servidores actuais.



A Dell e a HP já anunciaram anteriormentre os seus próprios modelos de servidores blade. Contudo, a IBM e a Intel tinham afirmado até ao momento que este tipo de máquinas se adequavam mais a serem utilizados em aplicações externas de redes informáticas, como o fornecimento de páginas da Web e o funcionamento do correio electrónico.



Agora, contudo, as duas companhias afirmam que os servidores blade estão à beira de passarem para o interior das redes informáticas, lidando com tarefas como ligar vários servidores separados entre si e correr software de gestão de negócios. A IBM e a Intel não divulgaram detalhes relativos ao aspecto financeiro e dos recursos humanos que esta parceria envolve e que terá um prazo de pelo menos dois anos.



A IBM afirmou que prevê dar início à comercialização de servidores blade com os mais recentes processadores Xeon da Intel para servidores no final deste mês. Por seu lado, a Intel irá contribuir com os conhecimentos obtidos da colaboração nos seus produtos de servidores "blocos de construção" que vende a fabricantes de computadores.



Anteriormente, a IBM tinha já colaborado com start-up RLX Technologies, especializada no fabrico de servidores blade. Mas essa relação contratual terminou em Abril deste ano, tendo ambas as companhias decidido não prolongá-la.


Notícias Relacionadas:

2002-08-28 - HP introduz novos servidores blade com processador duplo

2002-06-17 - Intel apetrecha linha de servidores baseados no processador Xeon com novos produtos

2002-04-05 - Dell estreia-se nos servidores blade e lança dois novos PowerEdge

2002-03-20 - Intel lança processador duplo Pentium III para servidores blade "ultra-densos"

2002-01-30 - Compaq introduz ProLiant BL e-Class, um servidor que ocupa pouco espaço

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.