Facilitando às empresas europeias o acesso a recursos informáticos em função das suas necessidades, a IBM anunciou a abertura de um novo centro de supercomputação on demand em Montpellier, França. O Deep Computing Capacity On Demand Center é o segundo deste tipo de centros que a IBM abre no mundo, o primeiro fora dos Estados Unidos.



Tal como o centro de supercomputação on demand em Poughkeepsie, Nova Iorque, o centro de Montpellier permitirá aos seus clientes explorarem poder supercomputacional e pagar apenas pelo que usam, reduzindo custos, refere a fabricante em comunicado de imprensa. "Estas são as duas únicas instalações no mundo que oferecem capacidades de super computação a empresas e indústrias com necessidade habitual destes recursos, como as petrolíferas, as biotecnológicas, os bancos e financeiras", assegura.



O centro de Montpellier disponibiliza aos clientes acesso a servidores eServer pSeries e xSeries, dotados de Linux ou Windows. A Mentor Graphics, dedicada à automatização de desenhos electrónicos, será uma das primeiras empresas a utilizar o novo centro de computação da IBM na Europa.



"Os centros de super computação on demand permitem às empresas disporem do poder supercomputacional da IBM prescindindo dos custos de propriedade e de gestão de grandes servidores", afirma David Turek, vice-presidente da área de supercomputação da IBM. O responsável considera que os centros são uma solução atractiva para as empresas com necessidades de computação variadas. "Com o centro de Montpellier pretendemos levar estas capacidades às empresas e investigadores da Europa", afirma.



A IBM pretende também integrar tecnologia de computação em grelha nas suas instalações de super computação on demand, para permitir partilhar recursos entre os dois centros. "A computação em grelha pode potenciar novos modelos de pagamento por utilização para os clientes, permitindo-lhes uma maior flexibilidade na utilização dos seus sistemas de super computação", refere a fabricante no comunicado.



Notícias Relacionadas:

2003-01-09 - IBM aluga poder de processamento de supercomputadores a companhia petroquímica