A IBM renovou o seu computador notebook ultra-leve ThinkPad X30, melhorando o acesso sem fios e aumentando a duração da bateria até oito horas, segundo a C|NET. O modelo renovado, que será lançado hoje, quinta-feira, nos Estados Unidos, combina várias funcionalidades presentes em notebooks de maiores dimensões numa estrutura com o peso de pouco mais de 1,5 quilos.



O portátil vem com capacidades de ligação Wi-Fi a redes sem fios e suporte de tecnologia Bluetooth, um chip de segurança para autenticação e encriptação e uma porta FireWire para ligar dispositivos de electrónica de consumo como câmaras digitais.



O novo ThinkPad X30 integra ainda uma docking station portátil que se liga à parte de trás do portátil, passando este a dispor de uma bateria adicional e de uma drive óptica. Com a docking station anexada, o notebook pode funcionar durante mais de oito horas.



O aumento das vendas em conjunto com a procura, por parte dos consumidores, de maior desempenho estão a levar os fabricantes a modificarem a arquitectura deste tipo de PCs. O acesso sem fios, por exemplo, pode fazer aumentar o consumo de energia da bateria.



Para resolver este problema, a IBM instalou um software de controle de energia que aumenta a conservação geral da bateria, especialmente em períodos de descanso, quando o sistema não está a transmitir dados. Ao todo, a arquitectura do ThinkPad X30 incorpora mais de 25 novas patentes, de acordo com a companhia.



Para além disso, o notebook contém ainda muitas das funcionalidades de segurança presentes em modelos de maiores dimensões da IBM. O Rapid Restore, por exemplo, permite que os consumidores copiem as suas aplicações e dados para outra partição do disco rígido. Assim, se o computador for infectado por vírus, pode-se recuperar todos os dados e restabelecer o anterior ambiente de trabalho.



Outra funcionalidade deste modelo da linha ThinkPad é o IBM Embedded Security Subsystem 2.0, um chip interno que segue os padrões da Trusted Computing Platform Alliance para a autenticação e encriptação/desencriptação.


Notícias Relacionadas:

2002-06-11 - Novos computadores portáteis e desktops da IBM para PMEs

2001-10-09 - IBM lança serviços e software de segurança para redes locais sem fios

2000-04-03 - IBM vendeu 10 milhões de Thinkpad