Os processadores da IBM desenvolvidos para a nova consola da Nintendo já estão a ser entregues, anunciou a Big Blue em comunicado de imprensa. Os chips PowerPC, que têm o nome de código “Broadway”, vão integrar a nova consola Wii e devem garantir um aumento de capacidade de processamento e uma redução de 20 por cento no consumo de energia.

O cumprimento dos prazos de entrega dos processadores é um passo importante para que a nova consola Wii chegue ao mercado a tempo da época de Natal. A Nintendo concorre com a Sony para conquistar os utilizadores da nova geração de consolas, já que a PlayStation 3 chegará às lojas sensivelmente na mesma altura.

O acordo entre a IBM e a Nintendo para o fornecimento de processadores envolve milhões de chips, que serão produzidos na fábrica de Nova Iorque da Big Blue. Esta não é a primeira vez que as duas empresas se aliam para produzir um processador destinado a consolas de jogos. Em 1999 a IBM desenhou o processador para a GameCube da Nintendo, um chip que recebeu o nome de “Gekko”.

Os processadores desenvolvidos pela IBM equipam não só a Wii como a Xbox 360, que tem também um PowerPC. A PlayStation 3 integra igualmente um processador com a marca IBM, neste caso um Cell, desenvolvido em conjunto com a Sony e a Toshiba.

Notícias Relacionadas:
2006-05-18 - Sony demonstra nova Playstation na E3
2006-04-28 - Revolution da Nintendo tem novo nome
2005-05-17 - Sony remete lançamento da PlayStation 3 para 2006