A protecção ambiental tem-se tornado uma preocupação das empresas tecnológicas que, através de iniciativas de diversa natureza, tentam dar o seu contributo para o fabrico de produtos "mais verdes".



Neste sentido, a IBM revelou os seus projectos anunciando o investimento anual de mil milhões de dólares, num programa que visa melhorar as condições de utilização energética nos centros de processamento de dados da empresa, assim como dos seus clientes corporativos.



De acordo com o jornal New York Times, o projecto da Big Blue inclui a utilização de novas ferramentas, incluindo um sistema de arrefecimento que armazena a energia e ventila os data centers quando é necessário.



A virtualização dos sistemas é outro dos passos a adoptar pela empresa que, de acordo com a mesma fonte, vai implementar um software que controla a actividade dos computadores - colocando-os automaticamente em stand-by quando estes não estiverem em funcionamento -, e uma plataforma que optimiza o fluxo de ar nas centrais.



Ao que tudo indica, a IBM espera, até ao final da década, duplicar a capacidade dos centros de dados de todo o mundo sem aumentar o consumo de energia.



Notícias Relacionadas:

2007-01-11 - Tecnológicas preocupadas com o ambiente lançam guia myGreenElectronics.org

2001-10-12 - Novos processadores da IBM vão consumir menos energia