A IBM anunciou ontem o servidor mais potente na sua linha iSeries que consiste num computador mainframe capaz de integrar até 32 processadores, compatível com os sistemas operativos OS/400 - específico dessa gama de máquinas -, versão 5, segunda release, e Linux, sendo ainda capaz de correr aplicações Unix, Windows e Java.



Segundo a companhia, o i890 quase que duplica o poder de processamento do modelo topo de gama anterior, o i840, oferecendo ainda suporte de 32 partições lógicas dinâmicas em OS/400 e Linux. Desta forma, os utilizadores podem aumentar o nível de desempenho de aplicações correndo em diferentes partições, sem terem que reiniciar o servidor.



O processador integrado é um POWER4, com uma velocidade de relógio de 1,3 GHz e contém 174 milhões de transístores. Este servidor mainframe integra a funcionalidade de Capacity Upgrade on Demand, que consiste numa tecnologia de datacenter permitindo que os clientes acrescentem imediatamente poder adicional de processamento para novas tarefas que sejam necessárias. Esta funcionalidade vai passar a ser comum em todos os iSeries 830 com quatro processadores e modelos superiores.



Outra tecnologia introduzida neste servidor é a Enterprise Identity Mapping (EIM), desenvolvida no âmbito do projecto eLiza da IBM - centrado na concepção de tecnologias auto-administráveis e auto-reparadoras -, que permite reduzir o custo da gestão de segurança mediante a simplificação do processo de autenticação para os utilizadores, quando acedem a aplicações que correm em vários servidores.



A EIM associa e monitoriza as múltiplas identidades de segurança do utilizador ao longo de uma rede, permitindo que os programadores desenvolvam aplicações de segurança mais simples e seguras sem obrigar os utilizadores a assinar e a autenticar-se perante cada servidor numa rede. O i890 começará a ser comercializado a partir de 14 de Junho.


Notícias Relacionadas:

2002-03-20 - IBM revela novo servidor mainframe de gama de entrada equipado com Linux

2002-01-25 - IBM aposta no lançamento de mainframes Linux

2001-03-26 - IBM renova sistema operativo para mainframes

2000-12-14 - Servidores zSeries 900 no mercado

2000-10-03 - Servidores IBM são eServers