A IBM vai começar a comercializar este mês aquele que classifica como o chip de processamento "mais rápido do mundo", com velocidades relógio de 5,2 GHz. A novidade será integrada na mais recente versão dos mainframes da marca, destinados a clientes que trabalham com grandes fluxos de trabalho, como bancos e retalhistas.

O novo microprocessador z196 tem quatro núcleos, usa tecnologia de 45 nanómetros e conta com uma DRAM (que a IBM designa de eDRAM) integrada no próprio módulo do processador, para ajudar ao desempenho.

A nova linha de mainframes zEnterprise 196 resulta de um investimento de mais de 1,5 mil milhões de dólares em pesquisa e desenvolvimento e de "mais de três anos de colaboração com os principais clientes da empresa", adianta a IBM, em comunicado.

Os novos produtos ficam disponíveis a partir de 10 de Setembro, procurando fazer face às novas tendências e necessidades previstas pela empresa, nomeadamente na área da banca, uma das principais utilizadoras dos mainframes da IBM.

A empresa cita um estudo da Berg Insight que estima que o número de utilizadores activos de mobile banking e serviços financeiros relacionados com este aumentem de 55 milhões em 2009 para 894 milhões em 2015.