A IBM começou hoje a comercializar o seu ViaVoice Translator, um software destinado a PDAs baseados no sistema operativo PocketPC da Microsoft, permitindo traduzir inglês de e para alemão, francês, italiano e espanhol, informou a C|NET.



O ViaVoice Translator faz parte de uma nova estratégia da IBM, da Hewlett-Packard e de várias pequenas start-ups para "dar uma voz" aos computadores de bolso e outros dispositivos sem fios. A HP, por exemplo, está a desenvolver um PDA Jornada capaz de tirar fotografias, pesquisar por texto numa língua estrangeira nelas e traduzir o texto em qualquer número de línguas.



Por seu lado, o PDA "falante" Phraselator emprega software de reconhecimento de voz para traduzir ordens militares para as tropas dos Estados Unidos em serviço no Afeganistão. O dispositivo é produzido pela Marine Acoustics e comercializado pela VoxTec.



O grande inconveniente do software de tradução é que ocupa muita memória dos PDAs, aconselhando a IBM que os utilizadores do ViaVoice Translator aumentem a capacidade dos seus PDAs com mais 128 MB, O software, que tem um preço de venda de 50 dólares (51,62 euros), pode ser adquirido e transferido digitalmente a partir do site da companhia, sendo também comercializado em CDs nas lojas de retalho.


Notícias Relacionadas:

2002-09-09 - Toshiba e HP apoiam oferta de Pocket Voice a cidadãos com necessidades especiais