A IBM acaba de lançar o Lotus Expeditor 6.1.2, levando as capacidades da suite disponíveis no desktop para o telemóvel. A ferramenta possibilita o desenvolvimento de software para dispositivos móveis e smartphones, permitindo levar aplicações web-based aos dispositivos ou mashups, que integram numa única aplicação informações de diversas fontes.



Outra capacidade que se destaca nesta versão do Expeditor é a possibilidade de os utilizadores receberam updates das aplicações e instalarem-nos enquanto fazem outras tarefas, seja ao mesmo tempo que enviam um SMS ou enquanto mantêm uma conversa ao telefone.



Alistair Rennie, vice-presidente da IBM para a área de desenvolvimento do Lotus Software, explica que o Expeditor "permite a disponibilização de aplicações da nova geração 2.0 em terminais móveis", para além de "suportar o Lotus Notes e o Lotus Sametime".



A fabricante espera que o Expeditor se torne uma ferramenta que permita às empresas convergir as operações tradicionais das suites de produtividade, como calendários e mensagens, a outras de cariz mais interactivo, como redes sociais ou outras plataformas Web 2.0.



Notícias Relacionadas:

2007-09-18 - Google inclui software para apresentações no pacote Docs