A IBM, Motorola e a empresa de software Opera juntaram-se e apresentaram recentemente ao World Wide Web Consortium (W3C) uma proposta de norma para combinar voiceXML - que permite a navegação de páginas Web através da utilização de comandos de voz -, com XHTML - uma linguagem usada para criar páginas Web.



O objectivo da norma é, segundo as empresas, ajudar os programadores na criação de aplicações de Internet móvel usando padrões que lhes são familiares, o voiceXML e XHTML.



Tal combinação poderá permitir o acesso a partir do telemóvel a informação online utilizando comandos de voz, através de um sistema denominado Interactive Voice Response (IVR).



A IBM não é a única fabricante a tentar impulsionar a normalização nesta área. A Cisco Systems, a Microsoft e outras empresas de tecnologia fazem parte de uma organização denominada SALT Forum, concebida para normalizar uma nova linguagem que também permite aos utilizadores de dispositivos móveis aceder a informação online, utilizando discurso oral.



Notícias Relacionadas:

2002-02-15 - W3C publica recomendação de tecnologia XML Signature de assinatura digital

2001-09-06 - Telecel com caixa postal por comandos de voz

2000-03-09 - Navegar pela voz