A IBM anunciou uma doação de cinco mil linhas de código à fundação Mozilla, que as irá aplicar para tornar mais fácil a navegação e acessibilidade na próxima versão (1.5) do seu browser de Internet Firefox.



A doação tem como objectivo tornar a navegação no browser mais simples, permitindo que algumas funções que até agora eram apenas possíveis de realizar usando o rato passem também a poder concretizar-se através do teclado.



As novas funcionalidades serão possíveis através da utilização da linguagem dinâmica de hipertexto DHTM, tecnologia alvo da doação que facilita a utilização do PC junto de pessoas com deficiência.



Em comunicado a IBM explica ainda que o seu contributo irá permitir aos programadores de software trabalharem em aplicações de Rich Internet, uma nova classe de aplicações particularmente interactivas.



A doação insere-se no esforço de participação da IBM num projecto de acessibilidade web da W3C e no compromisso da empresa com a comunidade open source, diz o mesmo comunicado.



Segundo números avançados pela empresa, são afectados por problemas que influenciam a sua capacidade de comunicar ou mover-se entre 750 e mil milhões de pessoas.



Notícias Relacionadas:

2005-08-11 - Partilha de software e protecção legal marcam edição do Linux World

2005-01-11 - IBM doa conjunto alargado de patentes à comunidade open-source

2001-11-05 - IBM coloca em domínio público software no valor de 40 milhões de dólares