A IBM anunciou uma parceria com a Canonical destinada ao desenvolvimento de um pacote de software baseado em Linux, destinado aos netbooks vendidos em território africano.

Com o acordo, a Big Blue pretende oferecer às empresas a possibilidade de adquirirem computadores e tecnologia a um custo mais baixo do que o conseguido com os computadores actualmente disponíveis no mercado, que tradicionalmente rodam os sistemas operativos da Microsoft.

Denominada Smart Client for Smart Work, a solução inclui aplicações de correio electrónico, processamento de texto, folha de cálculo, comunicação unificada, redes sociais, todas baseadas em standards abertos que, além dos netbooks, poderão vir a ser integradas noutros dispositivos móveis.

O pacote de software corre em Ubuntu, a versão Linux distribuída pela Canonical, e pode ser gerido a partir da "nuvem"

A IBM acredita que a nova oferta conjunta poupará às empresas cerca de metade do custo por pessoa que teriam com a compra de um computador de instalação Windows.

Segundo a fabricante, a solução já está disponível para o território africano, estando a ser testada para outros mercados emergentes.