A IBM anunciou ontem uma série de versões Express dos seus principais produtos empresariais a pensar nos limites orçamentais das Pequenas e Médias Empresas à dimensão norte-americana, isto é, que possuem entre 100 e mil empregados, bem como soluções especiais de financiamento. Neste lote, incluem-se o software de e-business WebSphere Application Server Express, a aplicação de bases de dados DB2 Express, o software de desenvolvimento para a Web WebSphere Portal Express e os servidores integrados eServer xSeries da companhia correndo o sistema operativo Linux.

Estas ofertas fazem parte de uma estratégia integrada de ajudar as pequenas empresas a implementar mais rapidamente e com menores custos tecnologias de informação mas também de disponibilizar serviços informáticos on-demand à medida que as necessidades de recursos computacionais do cliente subirem ou descerem.

O anúncio é o mais recente de uma série de movimentações da IBM no sentido de posicionar os seus produtos para as PMEs, que a companhia estima que gastam 300 mil milhões de dólares por ano em TIs. O lote de novidades agora apresentado destina-se a dar resposta às necessidades do crescente segmento de clientes de gama média, onde a Microsoft tem dominado até ao momento, oferecendo preços mais baixos.

Uma das principais novidades reveladas foi o WebSphere Commerce Express, um pacote que os clientes poderão utilizar para conceber sites da Web. O software conduz os programadores da criação de catálogos e montras virtuais ao merchandising, marketing de relacionamento e processo de pagamento. Disponível a partir de 30 de Setembro com um preço a partir dos 20 mil dólares, inclui uma licença de processador para a fase de produção e pré-produção, bem como uma cópia do WebSphere Commerce Express Developer Edition.

Como uma nova oferta de middleware de messaging, o WebSphere MQ
- Express, facilita a ligação a uma variedade de diferentes aplicações em conjunto de forma a que as empresas possam partilhar dados de uma forma eficiente através das suas variadas plataformas, prevendo-se que seja lançado no quarto trimestre deste ano e que possa ser adquirido por 4.180 dólares.

A IBM afirmou ainda que o Integrated Platform Express consiste num pacote de hardware e software adequado para escritórios que necessitam de melhorar a colaboração e o sistema de envio de mensagens imediatas pela rede. Inclui software para criação de portais baseado no Linux que se baseia na linha eServer xSeries 255 de hardware da IBM e a capacidade de consolidar aplicações empresariais empregando o seu middleware WebSphere Portal Express. O preço da plataforma, destinada a escritórios com 100 a 250 empregados, começa nos 35 mil dólares por 20 utilizadores.

Entre as opções de financiamento disponíveis para os produtos Express da IBM contam-se uma solução de financiamento a baixos juros que torna mais acessível a instalação e actualização do software Express e que também abrange o plano ValuePlan Lease para disponibilizar a certas empresas um contrato de empréstimo de curta direcção. Para suportar as novas ofertas, a IBM irá fornecer serviços de implementação em pacotes, suporte de infra-estrutura e serviços administrados para empresas de média dimensão, como parte do seu Global Services Express Portfolio.

A gigante de informática já tinha lançado anteriormente alguns produtos de software Express, incluindo o WebSphere Application Server Express, o Portal Express e o DB2 Express, cujo preço é de 499 dólares para o pacote servidor básico, com um custo adicional da licença de 99 dólares por cada utilizador.

Notícias Relacionadas:
2003-02-28 - IBM lança pacote de soluções para e-Business on Demand
2002-11-18 - IBM apoia médias empresas no desenvolvimento de e-Business on-demand

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.