A IBM anunciou esta semana que tem intenções de distribuir um software de código aberto para ambientes empresariais. O novo produto permitirá que as organizações reduzam os seus gastos fixos ao poderem utilizar alternativas mais económicas sem se preocuparem com a compatibilidade dos sistemas operativos.



Concebido pela IBM em parceria com a Novell e com a Red Hat, o "Open Client Offering" permite que os utilizadores tenham flexibilidade para escolher se preferem utilizar Windows, Linux ou o sistema operativo da Apple nos seus computadores do escritório, utilizando sempre um único software que lhes permita utilizar qualquer programa.



Scott Handi, vice-presidente da IBM para as áreas de Linux e de código aberto, citado pela Reuters, afirma que a empresa "tem trabalhado com a comunidade open source para encontrar uma forma de desenvolver um software que funcione independentemente do sistema operativo que se utilize".



Como alternativa à Microsoft, a IBM oferecerá o seu próprio software de código aberto para tarefas como processamento de dados, folhas de cálculo e apresentações de dispositivos.



Paralelamente, as aplicações da Lotus, irão permitir a utilização de instant messaging, ferramentas para blogs e colaboração.



A Big Blue assegura que a utilização deste software permitirá reduzir os custos em licenciamento de programas, gestão de aplicações, de manutenção e de suporte ao utilizador em todas as empresas que necessitem usar não só os produtos Microsoft como de outras marcas.



A fabricante norte-americana já manifestou que o objectivo inicial é implementar o "Open Client" em cinco por cento dos computadores utilizados na empresa, que emprega mais de trezentos mil funcionários em todo o mundo.

Notícias Relacionadas:

2007-01-29 - IBM doa programa de protecção de dados a projecto open-source