A IBM começou este mês a oferecer uma nova solução on demand para empresas que trata PCs como se estes fossem utilities, tal como a electricidade, e por isso pressupõe um pagamento mensal pelo hardware, pelos serviços ou pelos dois.



A fabricante já disponibilizava às empresas planos de pagamento mensal nesta área, mas o novo programa oferece uma maior flexibilidade, já que os clientes poderão escolher entre um menu variado de hardware e serviços.



Mediante os termos deste programa renovado, a IBM irá adquirir os PCs do fabricante que o cliente deseje para depois os alugar ao mesmo. Esse cliente poderá escolher entre um menu de serviços informáticos pagos mensalmente por PC e poderá igualmente adicionar outros serviços necessários.



Além dos PCs, a IBM irá oferecer serviços como desenvolvimento aplicacional e actualização, backup e recuperação de dados, migração de dados de velhos para novos sistemas e segurança. Além disso, é igualmente assegurado um serviço de help desk.



Alguns dos serviços básicos terão um custo abaixo dos 3 a 4 dólares por utilizador, quando o portfólio completo poderá custar cerca de 50 dólares por utilizador, ao mês, segundo explicou Dale Moegling, da unidade de Global Services da IBM, citado pela C|Net. Os custos do hardware são revistos em separado para cada cliente, dependendo das necessidades do mesmo, sendo difícil encontrar uma valor mensal provável para um único PC, acrescentou o responsável.




A empresa diz que este programa poderá poupar aos clientes cerca de 20 por cento do valor que gastariam se comprassem e mantivessem os seus próprios PCs.


Segundo informação fornecida pela IBM em Portugal o serviço ainda não está disponível no país, não tendo sido adiantada qualquer previsão quanto à sua introdução no mercado.



Nota de Redacção: [2005-02-25 13:27:00] A notícia foi actualizada com a informação entretanto fornecida pela IBM relativamente ao mercado português.



Notícias Relacionadas:

2002-11-22 - IBM apresenta a nova unidade de "serviços a pedido"

2002-10-31 - Nova visão estratégica da IBM aposta na informática como serviço