A IBM reestruturou hoje a sua linha de PCs com o lançamento dos novos desktops ThinkCentre. Os três modelos, o S50, M50 e A50p, incluem a tecnologia ThinkVantage, concebida para obter reduções de custo e maior produtividade, para além de um design de chassis "tool-free" que simplifica a manutenção, as actualizações e o suporte técnico. Todos os modelos da linha ThinkCentre são comercializados em Portugal.




Todos os componentes destes ThinkCentre, incluindo o disco rígido e a memória, podem ser removidos pelo cliente, tornando possível a actualização do PC. O routing dos cabos é retirado do caminho para facilitar o acesso a componentes e as pontas dos cabos são identificados por uma cor azul.



Os desktops agora apresentados também integram um compartimento especial que envolve a drive do disco rígido e que a mantém no lugar sem a utilização de parafusos. Uma barra de borracha colada a esse compartimento reduz a vibração e possibilita um funcionamento mais silencioso. Outras melhorias mecânicas efectuadas ao design incluem uma melhor ventilação do ar e menos barulho.



Alguns modelos seleccionados da nova linha integram a tecnologia ThinkVantage que melhora a segurança e simplifica a gestão de grupos de PC para as empresas de Tecnologias da Informação. Uma das suas funcionalidades é o Rápid Restore Ultra, solução que permite efectuar backups e recuperações carregando apenas num botão, possibilitando a recuperação de dados, configurações e aplicações anteriormente gravadas após uma falha no software.



O ThinkCentre S50 é um PC empresarial com um design que poupa espaço, sendo 62 por cento mais pequeno que um desktop comum, e inclui duas slots PCI, três baías e uma drive óptica. Quanto ao M50, com suporte alargado para as distribuições Red Hat e SuSE do Linux, encontra-se disponível em três designs mecânicos, sendo que cada um partilha uma placa de sistema e imagem de software (por sistema operativo) comum.



O A50p consiste numa máquina multimédia que disponibiliza uma vasta gama de drives ópticas e adaptadores de gráficos vídeo com 128 MB de memória no máximo. No final deste ano, a IBM pretende ainda lançar o A30, um modelo económico concebido para pequenas e médias empresas e instituições educacionais e governamentais.


Uma tecnologia que alguns dos modelos ThinkCentre suportam é a ImageUltra, um sistema de gestão de imagens concebido para reduzir os custos ao diminuir o número de imagens do software administradas pelos departamentos de TIs. Estes PCs desktop também integram o novo botão Access IBM, "um portal para o suporte técnico da companhia" que dá acesso a uma série de recursos, ferramentas de diagnóstico, soluções automatizadas e links para actualizações e serviços online para clientes com ligação à Internet.



Para além disso, a linha ThinkCentre também inclui o IBM Embedded Security Subsystem, que é composto por um chip integrado de segurança e o IBM Client Security Software, cujo download pode ser feito a partir da Net. Esta solução fornece um nível mais elevado de segurança para o cliente através de um repositório seguro para guardar chaves sensitivas, identificar informação e dados confidenciais. O processador empregue por estes desktops é um Pentium 4 da Intel com Hyperthreading, integrando ainda o chipset 865 da fabricante de semicondutores e memória de duplo canal.



Em paralelo, a IBM também lançou uma série de novos monitores de grandes dimensões, como o L170p, de ecrã plano e 17 polegadas. O TeK tentou obter os preços e a data de lançamento em Portugal dos produtos hoje anunciados pela IBM junto da unidade nacional, mas até à hora de publicação desta notícia tal não foi possível.


Notícias Relacionadas:

2002-10-04 - IBM lança modelo Netvista de dimensões reduzidas

2002-06-11 - Novos computadores portáteis e desktops da IBM para PMEs

2000-06-30 - O PC morreu, viva o NetVista