Cinco anos depois da criação do consórcio para o desenvolvimento do processador Cell, a IBM, Sony e Toshiba estão a partilhar com a comunidade de desenvolvimento um conjunto de informação técnica sobre a arquitectura do chip, de forma a promover a sua utilização mais alargada.



O anúncio da disponibilidade da informação técnica foi feito ontem e as empresas garantem que este é um dos passos mais importantes do projecto. Os documentos contêm informação sobre o funcionamento técnico da arquitectura Cell Broadband Engine e estão publicados em sites específicos nos portais da IBM e do Grupo Sony.



As empresas tinham já revelado anteriormente a sua intenção de promover a criação de aplicações para o processador, dinamizando a utilização do chip num maior número e variedade de equipamentos, ultrapassando o mundo das consolas de jogos e dando lugar a uma nova geração de processadores para a electrónica de consumo.



Para além da arquitectura do Cell Broadband Engine, os documentos descrevem ainda componentes chave do Synergistic Processor Unit que devem permitir à comunidade desenvolver aplicações que tirem partido das funcionalidades de media do processador.



Jim Kahle, da IBM, afirma em comunicado que a IBM e os seus parceiros estão empenhados em garantir às comunidades open source e de desenvolvimento mais informação sobre a arquitectura Cell Broadband Engine, encorajando-os a explorar as "possibilidades infinitas" do Cell. "Defendemos um ambiente que remove virtualmente todas as barreiras ao desenvolvimento de aplicações inovadoras baseadas no Cell", explica.

Notícias Relacionadas:

2004-11-29 - Novo processador para electrónica de consumo detalhado no 1º trimestre de 2005