A IBM emitiu um comunicado dando conta de que vai iniciar o processo de recolha de 553 mil adaptadores vendidos com vários modelos laptop ThinkPad entre Janeiro de 1999 e Agosto de 2001, sobretudo.



Segundo a empresa, que recebeu algumas reclamações destes acessórios, o processo de recolha e substituição é uma medida preventiva face aos problemas eléctricos e de sobreaquecimento detectados em alguns dos equipamentos registados com o número 02k6549 e que podem levar ao seu incendiamento.



A decisão resulta da análise de seis relatórios analisados pela IBM que terão dado conta de incidentes registados com aqueles acessórios alguns deles originando danos materiais.



Os acessórios foram vendidos sobretudo com os modelos ThinkPad iSeries, ThinkPad 390 e 240 e alguns sSeries, prevendo-se que 225 mil dos adaptadores defeituosos estejam nos Estados Unidos.



Os adaptadores com problemas foram fabricados pela Delta Electronics. O processo de troca nos Estados Unidos é assegurado através da ligação para um número de telefone indicado pela IBM ou através de um endereço Internet, sendo totalmente gratuito. O TeK aguarda por esclarecimentos da IBM Portugal relativamente à forma como se irá processar a substituição destes acessórios a nível nacional.



Durante o mês de Agosto, também a Apple iniciou um programa de troca, neste caso visando as baterias do Powerbook de 15 polegadas, onde foram detectados problemas semelhantes. Incluem-se neste programa os modelos A1045 e números de série que se iniciem por HQ404, HQ405, HQ406, HQ407, ou HQ408, divulgou a empresa em comunicado.



Os utilizadores visados deveriam enviar um email para service@apple.com.pt com todos os dados do equipamento, sendo também por esta via que é recebida a informação sobre procedimentos a seguir. As baterias afectadas integram equipamentos vendidos entre Janeiro e Agosto deste ano.



Notícias Relacionadas:

2003-10-28 - IBM reforça gama de notebooks ThinkPad
2000-04-03 - IBM vendeu 10 milhões de Thinkpad