A Cleveland Clinic será a primeira a receber um computador quântico privado do mundo da IBM. Fica assim marcado a primeira vez que um sistema de nova geração será alocado a um cliente do sector privado, neste caso uma empresa da área da saúde. Este é um passo importante para a computação quântica, que devido aos seus custos elevados apenas estava disponível para as grandes tecnológicas como a Google ou Microsoft. Neste caso, surge de uma parceria entre a clínica e a IBM para os próximos 10 anos, que incluem serviços de cloud e inteligência artificial na investigação.

Este negócio demonstra o investimento na área da saúde, pretendendo-se utilizar a inteligência artificial na aceleração da investigação de novos tratamentos e medicamentos. Até aqui, quando se necessitava de executar cálculos específicos contratavam-se serviços de forma remota, através da cloud. E nesse sentido, a instalação de um computador quântico é um passo tecnológico importante para a investigação da medicina, sobretudo numa época em que é necessário continuar a investir em vacinas e tratamentos para a COVID-19.

tek IBM Cleveland Clinic

O novo centro de investigação da Cleveland Clinic espera receber o primeiro supercomputador de nova geração da IBM com um sistema quântico de mais de 1.000 qubits em 2023, refere a gigante tecnológica no comunicado. “A colaboração antecipa a construção de uma infraestrutura clínica e de investigação para melhorar o estudo de Big Data na área médica, preservando a privacidade, e a promessa de descobertas para a saúde dos pacientes, assim como novas abordagens a perigos públicos para a saúde, tais como a pandemia de COVID-19”, lê-se no comunicado.

O programa quântico da Cleveland Clinic foi concebido para interagir com universidades, governo, indústria, startups e outras organizações relevantes, e pretende ser um ecossistema quântico para a ciência, esperando-se revolucionar as descobertas nas ciências da vida e treinar os investigadores do futuro.

Até agora, a IBM tem um computador quântico no seu próprio campus em Dublin, um no Fraunhofer Institute na Alemanha e outro na Universidade de Tóquio. A Cleveland Clinic será o primeiro cliente do sector privado, assim como o primeiro nos Estados Unidos. A aquisição pode estimular outras empresas privadas a investirem nas soluções quânticas e a acelerarem os seus programas científicos.

O centro foi suportado por um investimento de 500 milhões de dólares do Estado de Ohio, Jobs Ohio e a própria clínica. A equipa de investigação vai centrar-se na compreensão de patogénicos dos vírus, os cancros induzidos por vírus, genómica, imunologia e imunoterapias. Esta nova fase estende os programas já existentes da empresa e a sua experiência, servindo também para recrutar especialistas mundiais nas diversas áreas de investigação.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.