A IBM organiza novamente este ano em Portugal o EX.I.T.E. Camp, uma iniciativa de formação TIC para jovens do ensino básico que volta a ser de acesso restrito para raparigas com idades entre os 11 e os 13 anos.
São 30 as eleitas para integrar a iniciativa, que decorre entre os dias 11 e 14 de Julho. As participantes serão acompanhadas por 70 voluntários da empresa nas actividades preparadas para as áreas da ciência, matemática, tecnologia e engenharia.
O objectivo é promover o gosto das jovens pelas áreas mais técnicas levando-as a envolverem-se num conjunto de actividades onde se incluem fazer um site na Internet, construir e programar um robô ou criar chips informáticos.
À semelhança do que fez no ano passado, as crianças seleccionadas para participar nesta actividade são alunas de escolas próximas à sede da empresa: a Escola Vasco da Gama, a Escola Secundária da Portela e a Escola Padre António Vieira. São também admitidas filhas de colaboradores da empresa.
O programa, posto em prática pela IBM Portugal no ano passado, é desenvolvido pela empresa desde 1999 e na edição de 2006 conta em todo o mundo com 1.700 participantes e 2 mil voluntários da IBM.
Em Portugal, a empresa avança com a iniciativa procurando contribuir para colmatar o facto de 87 por cento dos estudantes da área curricular científico-natural do ensino secundária serem do sexo masculino, conforma indicam dados do Ministério da Educação relativos ao ano lectivo 2003/2004.
Notícias Relacionadas:
2005-07-11 - IBM estende a Portugal programa de formação para jovens
Em destaque
-
Multimédia
Frigoríficos com anúncios, chupa-chupas eletrónicos e campainhas invasivas nos piores gadgets da CES 2026 -
App do dia
Pixelfed: Uma alternativa Open Source ao Instagram que devolve o controlo ao utilizador -
Site do dia
Do Falcon 9 ao Ariane 6: Flight Atlas mostra como evolui a indústria espacial com gráficos interativos -
How to TEK
Quais são as novidades do Google Maps para ajudar a chegar ao seu destino? Veja estas dicas de personalização
Comentários