A crise económica e a forma como esta afectará os investimentos e operações das Tecnologias da Informação acabou por não ser o centro da apresentação de Frank Gens, vice-presidente da IDC Worldwide, que hoje abriu a conferência IDC Directions, que decorre no Centro de Congressos do Estoril.

O vice-presidente da empresa de estudos de mercado preferiu falar do cloud computing, um conceito que pode ser entendido como uma transformação de tecnologias e buzz words que já estão no mercado mas que, na sua opinião, deverá dinamizar os investimentos nos próximos dois a três anos.

"Nos últimos dez anos a consolidação, virtualização e automação são a marca que os CIOs estão a deixar nas empresas, uma jornada longa e difícil", admite Frank Gens, garantindo porém que o Cloud Computing "não aparece do nada" e que "se integra com os sistemas já existentes". "O cloud computing é tão antigo como a Amazon, com a capacidade de responder em tempo real a necessidades escaláveis, através da Internet", justifica.

Segundo Frank Gens, os benefícios do cloud computing são claramente percebidos pela gestão das empresas, já que permitem aos CIOs implementar de forma mais rápida e fácil as ferramentas, pagando apenas o que utilizam e baixando os custos fixos. "A crise económica pode até fazer com que este modelo avance mais depressa por causa destes benefícios económicos", sublinha o vice-presidente da IDC.

A conferência IDC Directions decorre hoje e amanhã no Centro de Congressos do Estoril reunindo dezenas de oradores em painéis de debate e mais de 40 expositores e contando com mais de 1.100 congressistas inscritos.