Ao contrário da feira principal, que teve início no dia 31 de agosto, a IFA Global Markets só abriu portas no dia 2 de setembro, mostrando na STATION-Berlim, no centro da cidade, as principais soluções de sourcing para OEMs e ODMs, com marcas desconhecidas do grande público e componentes para fabricantes. A organização da Messe de Berlim garante que mais uma vez a exposição teve grande procura por parte dos fabricantes e que voltou a estar “lotada”, mas na manhã de abertura a afluência ainda era muito fraca.

Apesar dos transfers organizados entre as duas localizações, a separação dos espaços não ajuda a conseguir maior afluência à IFA Global Markets. Não é fácil de localizar e quem se desloca em transportes não tem facilidade em encontrar o novo local, como aconteceu com o SAPO TEK, isto apesar de alguns cartazes.

Dentro da feira, que ocupa um espaço de 20.000 metros quadrados perto de Potsdamer Platz, os corredores estavam quase desertos, apesar da entrada gratuita para profissionais que têm bilhete para a IFA. Para além dos expositores poucas pessoas passeavam nos corredores marcados sobretudo por uma tipologia de pequenos stands, onde o predomínio asiático se faz sentir de forma marcada.

Alguns dos expositores com quem falámos fizeram notar que este era apenas o primeiro dia da exposição, que decorre até dia 5 de setembro, e garantiram que as expectativas são positivas para a presença nesta feira que continua a ser um marco importante na eletrónica de consumo na Europa e uma forma de angariar novos clientes e distribuidores. E nenhum afastou a hipótese de voltar no próximo ano, mesmo ainda sem garantir que o vão fazer.

Para além da exposição a IFA Global Markets tem também um espaço de conferências, as Expert Talks, com vários temas mas sem grandes nomes que “encham” o cartaz.

A IFA 2018 continua até dia 5 com a estreia este ano da área reservada à indústria automóvel, com a Shift AUTOMOTIVE que decorre entre 4 e 5 de setembro e reserva dois dias de conferência a um tema cada vez mais relevante para a indústria de eletrónica.

Acompanhe todas as novidades da IFA 2018 com o SAPO TEK. Estamos a "esmiuçar" as conferências e os stands da feira de eletrónica e vamos trazer os anúncios mais importantes e mais curiosos da exposição.