O novo portátil da Lenovo tem 16 polegadas e especificações topo de gama para uma máquina de gaming. Mas a fabricante chinesa reclama para si a estreia da tecnologia de arrefecimento líquido integrado. Por muito poderosos que os portáteis de gaming atuais sejam, o aquecimento continua a ser a principal dor de cabeça das fabricantes. Estas procuram novas soluções que sejam simultaneamente eficazes em manter os componentes arrefecidos, mas também silenciosos. E o sistema de refrigeração líquida, já utilizado em desktops parece ser a solução da Lenovo para os portáteis.

A fabricante diz que o portátil foi concebido para gamers e criativos que tenham fluxos de trabalho exigentes e que necessitam de um estúdio completo na mala. O Legion 9i é alimentado por um processador Intel Core i9 de 13ª geração e uma placa gráfica GeForce RTX 4090 da Nvidia para portáteis. Tem 64 GB de RAM DDR5 de canal duplo com overclock de 5600 Mhz ou uma RAM de 32 GB a 6400 Mhz. O computador tem também até 2 TB de armazenamento interno SSD PCIe Gen 4.

Veja na galeria imagens do portátil

O sistema de arrefecimento líquido integrado Legion Coldfront produz o máximo de 230 W TDP, foi coproduzido com a Cooler Master, especialista em sistemas de refrigeração. Esta funciona sobre a VRAM do GPU para gerir o aquecimento das sessões mais exigentes de gaming, ligando-se quando atinge os 84º.

O portátil conta ainda com o sistema de arrefecimento a ar, através de uma ventoinha tripla, que se ajusta à temperatura através de IA.

Consola portátil Lenovo Legion Go é oficial para competir com o Steam Deck e Asus ROG Ally
Consola portátil Lenovo Legion Go é oficial para competir com o Steam Deck e Asus ROG Ally
Ver artigo

Para equilibrar o peso do sistema de arrefecimento líquido, os engenheiros da Lenovo criaram uma cobertura feita em partículas de carbono revestidas. Assim, o portátil pesa cerca de 2,56 kg.

O Legion 9i apresenta um ecrã mini-LED PureSight de 3.2K e rácio de 16:10, com uma taxa de atualização variável de 165 Hz. Os criadores de conteúdo podem alternar entre as paletes de cor DCI-P3 e sRGB através do software X-Rite que está pré-instalado.

Lenovo Legion 9i 2023

O chip Lenovo LA-2 AI permite ativar a funcionalidade Smart FPS, interagindo diretamente com o ecrã para monitorizar os fotogramas por segundo e ajustar automaticamente a potência do GPU e CPU e potenciar os jogadores com um ganho de FPS. O chip inteligente sincroniza as luzes Legion Spectrum RGB do teclado com as tampas inferiores, no logotipo da marca na tampa superior.

O modelo tem uma bateria de 99,99 Whr, suportando tanto o adaptador Slim de 330 W incluído ou o de alimentação via USB-C de 140 W igualmente na caixa. O portátil utiliza conetividade Wi-Fi 7 e Bluetooth 5.3.

A Lenovo tem ainda novas mochilas de transporte, a Legion GB700 com capacidade de 20 litros, protetores de para-choques no compartimento de PC e revestimentos exteriores. Os utilizadores podem personalizar o compartimento principal e a mochila oferece 12 bolsos, sendo três deles ocultos para maior segurança. A mochila GB400 tem igualmente capacidade para transportar portáteis de 16 polegadas, um bolso de tablets e capacidade de 18 litros. Tem uma fivela fechadura magnética antirroubo de utilização única e bolsos para guardar periféricos adicionais.

Lenovo Legion GB700 e GB400

O portátil Lenovo Legion 9i chega em outubro por um preço de 4.499 euros. As mochilas Legion GB700 e GB400 chegam no mesmo mês por 79,99 e 59,99 euros, respetivamente.

Além do computador e da consola portátil Legion GO, a Lenovo revelou ainda na IFA o monitor 3D ThinkVision 27 3D. Este oferece 3D estereoscópio sem a necessidade de utilizar óculos especiais. O monitor tem um ecrã de 27 polegadas e foi desenhado para criadores de conteúdos e profissionais na área do 3D. Tem uma resolução de 4K, assim como compatibilidade de 99% do espectro de cores CDI-P3 e Adobe RGB. O monitor 3D pode projetar duas imagens independentes para os olhos do utilizador, permitindo ao utilizador ver o objeto de um ângulo diferente. O monitor tem colunas incorporadas, assim como conetividade USB-C e suporte a câmara modular.

O monitor chega ao mercado em fevereiro de 2024 com preço a começar nos 2.999 euros.

Lenovo ThinkVision 27 3D

O SAPO TEK está a acompanhar todas as novidades da IFA 2023, que decorre em Berlim entre os dias 1 a 5 de setembro. Acompanhe tudo através do Especial IFA 2023.