A nova consola da Lenovo já era conhecida há alguns dias, fruto de uma fuga de informação do documento oficial de apresentação das suas especificações. E a promessa da sua apresentação durante a IFA cumpriu-se. Agora que a Legion Go é oficial, a Lenovo prepara-se para concorrer no mercado das consolas portáteis inspirada na Nintendo Switch, mas no ecossistema de PC. Por ser uma consola baseada no sistema operativo Windows, a ROG Ally é a sua principal rival, mas também o Steam Deck.

Além da consola portátil, a Lenovo confirmou também os novos óculos de realidade virtual Legion Glasses e os auriculares de gaming Legion E510 7.1 RGB Gaming In-Ear. A fabricante diz que os produtos são o arranque do seu novo ecossistema de gaming Legion Go, expandindo o seu leque de equipamentos, monitores, acessórios, software e serviços.

Veja na galeria imagens da consola:

Segundo Jun Ouyang, vice-presidente da Lenovo para a área de consumo, a fabricante começou a trabalhar na consola há dois anos. O conceito é oferecer aos jogadores a possibilidade de jogar em mobilidade, “on the Go”.

A consola tem um ecrã IPS de grandes dimensões, de 8,8 polegadas, com uma resolução 2560x1600 e rácio 16:10. O ecrã tátil de 10 pontos tem uma taxa de atualização variável de 144 Hz e 60 Hz, 500 nits de brilho e 97% de compatibilidade com a gama de cores DCI-P3. O ecrã vai ajustar-se também às resoluções dos jogos, desde 1600p a 800p.

consola é alimentada pelo mesmo processador da ROG Ally, o Ryzen Z1 Extreme da AMD, suportado pela plataforma gráfica RDNA. Quando a memória, a portátil terá 16 GB de RAM LPDDR5X a 7.500 Mhz, assim como três versões de armazenamento interno: 256 GB, 512 GB e 1 TB de PCIe 4.0 NVMe M.2. Também suporta cartões microSD até 2 TB de armazenamento adicional.

A bateria terá 49,2 WHr em duas células com suporte a carregamento rápido de 65 W por USB-C e uma capacidade de autonomia dos comandos de 900 mAh. A Lenovo diz que a consola carrega 70% em meia hora. Quando está ligada à tomada, a consola inclui um sistema de proteção da bateria, além de eliminar o calor associado ao carregamento.

A portátil utiliza o sistema térmico Coldfront da Lenovo, com uma ventoinha de 79 lâminas em polímero para manter o sistema arrefecido e uma redução de ruído abaixo dos 25 dB no modo “Quiet”.

Lenovo Legion Go

Os comandos têm uma funcionalidade para evitar os habituais problemas de “drift” presentes na Switch, por exemplo. Outros inputs do comando passam por um trackpad integrado, um d-pad, uma roda de rato e os seus 10 botões e gatilhos podem ser mapeados pelos jogadores. O botão de energia tem luz RGB, adornado com o ícone Lenovo Legion. Tal como se sabia, os comandos TrueStrike da consola são amovíveis, para oferecer maior flexibilidade aos jogadores.

Estes suportam o modo FPS para este tipo de jogos, bastando abrir o suporte de moldura da consola e colocá-la numa superfície. O comando direito pode ser adicionado a uma base incluída, encaixada através de um sistema magnético. Através de um olho ótico na parte inferior do comando permite maior precisão de pontaria em FPS competitivos, em substituição de um rato.

A Legion Go tem um sistema duplo de entradas USB, permitindo simultaneamente um encaixe numa dockstation, enquanto vai carregando, permitindo no outro ligar periféricos. Suporta ainda DisplayPort 1.4 e sistema de Power Delivery 3.0. Tem conetividade Wi-Fi 6E e Bluetooth 5.2.

A dashboard da consola, conhecido como Legion Space, foi desenhada especificamente para a Legion Go, reunindo num único local todas as lojas e plataformas de jogos. A fabricante criou a Legion Game Store em colaboração com a Xbox Game Pass Ultimate e oferece três meses do serviço aos jogadores. Inclui ainda a loja Gamesplanet, com descontos de jogos aos jogadores que tenham o Lenovo ID. A empresa diz que todas as aplicações de jogos podem ser agrupadas no Legion Space, incluindo o Steam, Origin, GoG, etc.

Legion Glasses

Sobre os acessórios, a Lenovo refere que os Legion Glasses oferecem um ecrã gigante e privado aos jogadores, tanto para gaming como o consumo de outros conteúdos. Este é compatível com a Legion Go, mas também outros equipamentos de Windows, Android e macOS via USB-C. O objetivo é criar um monitor virtual através de lentes micro-OLED, suportando resoluções FHD e elevado nível de cores e contraste.

Relativamente os auriculares Legion E510 7.1 RGB Gaming In-Ear, como o nome indica oferece som surround 7.1, permitindo aos jogadores saber a direção exata dos inimigos nos jogos de combate. Tem drivers de 10 mm e uma fita RBG para a iluminação, suportando comandos por toque.

A consola vai chegar ao mercado em novembro por 799 euros, os óculos são lançados em outubro por 499 euros. Já os auriculares custam 49,99 euros e são lançados em outubro. Todas as especificações técnicas podem ser consultadas no website da Lenovo.

O SAPO TEK está a acompanhar todas as novidades da IFA 2023, que decorre em Berlim entre os dias 1 a 5 de setembro. Acompanhe tudo através do Especial IFA 2023.