Tudo a postos para a abertura da IFA, o evento tecnológico em Berlim que abre portas nos próximos dias. A Acer antecipou a sua participação no evento com a revelação de novos equipamentos, incluindo computadores, monitores e tablets. É tempo de refrescar algumas das suas linhas, sobretudo no gaming e apresentar novos conceitos tecnológicos.

Começando pelo novo PC de gaming, o desktop Predator Orion 7000, esta poderosa máquina foi atualizada com os mais recentes processadores da Intel e processadores até GeForce RTX 4090 da Nvidia. Pode optar por memórias até 32 GB DDR5 5600 MHz ou 6000XMO MHz. Mas certamente que os jogadores hardcore podem fazer “overkill” à máquina e combinar 4 memórias RAM de 32 GB, num total de 128 GB DDR5 de duplo canal. Tem ainda até 4 TB de HDD ou como opção 6 TB de SSD PCIe M.2 NVWe.

Veja na galeria imagens do Acer Predator Orion 7000:

O chassis inclui um sistema de arrefecimento composto por uma nova ventoinha Predator CycloneX 360 e arrefecimento líquido do CPU que funcionam em conjunto para manter os componentes vitais arrefecidos. A aplicação PredatorSense 4.0 integrado permite aos utilizadores fazerem overclock rapidamente, assim como controlar a iluminação. O computador inclui ainda conetividade Thunderbolt 4 e Wi-Fi 7.

O portátil de gaming Acer Nitro V 14 pretende ser uma opção tanto para jogadores como utilizadores profissionais ou estudantes que necessitem de lidar com tarefas de produtividade. Tem um tamanho compacto para quem goste de jogos ou trabalho em movimento. O portátil tem um ecrã de 14,5 polegadas, com um rácio de 16:10, com opções de resolução de 2560x1600 ou 1920x1200, com taxa de atualização a 120 Hz, tempo de resposta de 3 ms e suporte a 100% da gama de cores sRGB.

O botão MUX permite ativar ou desativar manualmente o GPU integrado, para que possa alternar entre a placa dedicada ou a interna, mediante o tipo de utilização do computador. Tem um processador até AMD Ryzen 7 8845HS, um GPU até Nvidia GeForce RTX 4050 e até 32 GB de memória DDR5 e até 2 TB de SSSD PCIe Gen4 NVMe. O processador tem tecnologia Ryzen AI, com funções inteligentes na gestão da bateria para maior autonomia.

A Acer revelou ainda o Nitro V 16, uma versão com um ecrã maior, de 16 polegadas, com uma resolução de 2500x1600 a uma taxa de refrescamento de 180 Hz. O portátil tem um processador Intel Core i7 de 14ª geração e um GPU Nvidia GeForce RTX 4060. Tem até 32 GB de RAM e 2 TB de SSD PCIe Gen4 NVMe.

Veja na galeria imagens do Acer Nitro V 14 e V 16:

De recordar que os novos portáteis têm funcionalidades Copilot no Windows 11, que pretendem ajudar os utilizadores com as suas funções de IA, com tecla dedicada para ativar o assistente mais rapidamente.

O Acer Nitro V 14 chega ao mercado ainda durante o mês de setembro a partir de 1.199 euros e o V 16 em outubro, a partir de 1.449 euros. Não foi revelado preços para a torre Orion.

Os portáteis Swift Copilot+ são também novidade no catálogo da Acer. O Swift 14 AI e Swift 16 AI prometem maior desempenho, autonomia e claro, funcionalidades de inteligência artificial. Os computadores estão equipados com os novos processadores Intel Core Ultra (série 2), que incluem NPUs integrados, capazes de oferecer até 48 TOPS de desempenho de IA.

A IA vai ajudar a gerir a autonomia da bateria, assim como as funcionalidades de segurança avançadas. Prometem ainda mais segurança biométrica e várias camadas de proteção ao nível de hardware e software. Conta com o processador de segurança Microsoft Pluton ligado à cloud.

Veja na galeria imagens do Acer Swift 14 AI e 16 AI:

Os portáteis Swift têm uma tampa de alumínio, um painel tátil que se ilumina com um indicado de atividade de IA quando está a ser utilizado o NPU ou se o Copilot estiver ativo. Os equipamentos podem ser abertos com apenas uma mão, têm dobradiças para abertura até 180 graus e prometem ser leves e finos para transportar para todo o lado.

Os modelos têm ecrãs OLED com taxa de atualização de 90 Hz, uma precisão de cor DCI-P3 e certificação HDR TrueBlack 500. O modelo de 14 polegadas tem disponível resoluções de 2.8K e 2K e o de 16 polegadas um ecrã com 3K de resolução.

O Swift 14 AI chega em setembro a partir de 1.199 euros e o Swift 16 AI chega em dezembro, a partir de 1.299 euros.