A Ikea está a testar tecnologias de condução autónoma com vista a autonomizar a sua frota de distribuição. As soluções estão a ser testadas em rotas reais, de e para armazéns da empresa, desde o passado mês de agosto.

A Kodiak é a empresa parceira com que a fabricante sueca está a desenvolver este projeto. Os veículos da Kodiak levam sempre um condutor de reserva ao volante, cuja responsabilidade implica gerir a carga e a viagem. O trajeto de quase 483 quilómetros é feito de forma autónoma, no entanto.

A Ikea nota que o objetivo destes testes é aferir se existe forma de tornar as viagens longas mais seguras para os seus condutores. Isto significa que não só a empresa tem o objetivo de autonomizar alguns trajetos, como de criar rotas "híbridas", que permitam aos condutores descansar enquanto o veículo continua a circular. A Kodiak dá também conta que os veículos autónomos são ecologicamente mais eficientes que os não autónomos.

IKEA vai apostar milhões em nova estratégia comercial. Online é a grande prioridade
IKEA vai apostar milhões em nova estratégia comercial. Online é a grande prioridade
Ver artigo

A Forbes indica que as empresas assinaram uma parceria de três meses, sendo que o sucesso do programa piloto pode consequenciar-se numa extensão desse acordo que acabará por abranger outros armazéns e outras lojas.

Ao longo dos últimos meses, a companhia sueca tem testado outras tecnologias com vista a modernizar as suas operações. Em junho, a empresa lançou uma app com inteligência artificial que recorre a LIDAR para criar réplicas tridimensionais de divisões interiores para que as possa decorar com artigos da loja.

Os testes de autonomia não deverão traduzir-se em rotas autónomas em Portugal, pelo menos num futuro próximo, mas o sucesso além fronteiras servirá de argumento à implementação da solução noutros mercados.