Embora sempre tenha recusado a ideia de avançar na mesma direcção que a Microsoft com Media Center, a Apple tem de facto dado alguns passos a caminho do conceito de PC como centro de entretenimento no lar.



A prova é que o último iMac G5, conhecido por iSight, introduz um conjunto de novidades discretas nessa área, com a adição de um controlo remoto e de um programa que permite partilhar um conjunto de funcionalidades, bem à semelhança do produto concorrente.



O Front Row permite ouvir música, ver vídeos ou DVDs, tudo gerido a partir de um interface user friendly. Quando o programa é activado, através do botão de menu no controlo, ficam à disposição do utilizador quatro opções possíveis: ver um DVD, ouvir música, ver um vídeo ou fotos. Para cada uma das quatro opções é aberta uma biblioteca do iTunes - para música e vídeo -, do iPhoto, ou do iMovie.



Entre as possibilidades à disposição de cada utilizador estão opções como a visualização de podcasts ou séries televisivas como as Donas de Casa Desesperadas, descarregadas a partir do iTunes.



As principais diferenças entre o programa da Apple e o Media Center da Microsoft são o facto do primeiro não permitir ver televisão em directo via PC, nem passar os conteúdos ali visualizados para um equipamento externo como um plasma, por exemplo.



Na imprensa internacional são também sublinhadas algumas falhas do programa, nomeadamente ao nível dos timings de resposta para o desempenho de tarefas ordenadas via controlo remoto.



Notícias Relacionadas:


2005-11-09 - Microsoft estimula indústria nacional com Media Center em português

2005-03-10 - Disponibilidade de Media Center alargada a mais 20 países incluindo Portugal