A Google domina o segmento dos mapas digitais. Com recurso a uma extensa frota de carros, a empresa conseguiu já fotografar mais de 16 milhões de quilómetros de estrada. É com estas imagens que a tecnológica alimenta o Street View. A funcionalidade permite-nos visualizar ruas como se estivéssemos mesmo nelas, mas é graças aos satélites e ao Google Earth que conseguimos olhar para a Terra tal como ela é. Nesta ferramenta, a empresa já conseguiu condensar mais de 57 milhões de quilómetros quadrados de imagens de alta definição, quer dentro, quer fora da estrada. Esta é a primeira vez que a empresa revela números referentes às suas apps de mapeamento.

Segundo a Google, 98% da população mundial vive dentro das áreas fotografadas por satélite. Estas são de maior importância para representar de forma fidedigna as zonas onde não existem caminhos para as frotas da empresa, mas também para que possamos ter uma perspectiva aérea mais realista dos mapas.

Para além destas duas formas de registo, a gigante norte-americana dispõe também de uma equipa de montanhistas que viaja pelos trajetos mais acidentados (reservas naturais, trilhos) para os incluir no Street View.

tek street view

Todas estas imagens são depois "cosidas" com recurso a uma técnica chamada fotogrametria, o que faz com que as composições de imagens pareçam depois mais naturais, unas e fluídas.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.