A InfoPortugal está a lançar uma nova versão do seu software de navegação que aposta em informação dinâmica para reforçar as funcionalidades do sistema na área das utilidades. Além dos canais tradicionais a nova versão do NDrive vai suportar em exclusivo para Portugal (até final do ano) uma nova linha de equipamentos da HP a lançar nas próximas semanas (Travel Companion).



Esta segunda versão do software português recentemente entregue pelo Presidente da República ao rei de Espanha pode ser usada no PC, num telemóvel, num PDA ou num GPS. Entre as novas funções dinâmicas introduzidas com o upgrade está também prevista informação de trânsito, funcionalidade que deverá estar operacional a partir de Janeiro no âmbito de uma parceria com os operadores móveis.



Em termos de estratégia de internacionalização a InfoPortugal já tem mapas de 13 países europeus e numa fase seguinte pensa avançar com oferta de informação georeferênciada das principais capitais europeias para responder às necessidades - por exemplo - de um português que não viajando de carro até Inglaterra, em visita a Londres precisa de algumas coordenadas.



Nos mercados internacionais a estratégia da empresa é estabelecer acordos com distribuidores locais como acabou de fazer para Singapura. Na componente de conteúdos tem também estabelecido acordos com empresas de mapas como a Teleatlas.



No que se refere à internacionalização interessa ainda dizer que Espanha foi o primeiro mercado fora de Portugal a explorar pela InfoPortugal. Hoje a receita aí realizada já superada a facturação obtida com o NDrive em Portugal.



A InfoPortugal foi fundada em 2001 e conta hoje com uma equipa de 43 pessoas. O software NDrive representa já a maior fatia de receitas da empresa, cerca de dois terços, embora a empresa tenha iniciado a actividade focada na área dos conteúdos georeferenciados.



Este produto tem suporte para oito idiomas, aponta para 50 mil pontos de interesse, distribuídos por 12 categorias e 5 mil fotos. Cobre 4 milhões de ruas e 85 por cento da população nacional, incluindo ilhas e detém 30 mil utilizadores em Espanha e Portugal.



Para 2006 a InfoPortugal espera um crescimento de 180 por cento com vendas de 3,5 milhões de euros suportadas no sucesso do software de navegação.



A Nova versão do NDrive fica disponível a partir da próxima semana.



Notícias Relacionadas:

2006-10-31 - Nokia desenvolve GPS para estradas europeias com funções multimédia