A ISEPORTO, equipa do Instituto Superior de Engenharia do Porto venceu a Liga Média de Futebol Robótico 2003, numa competição realizada durante o fim de semana no Centro de Congressos de Lisboa, integrada no Robocup 2003, que terminou ontem. Recorde-se que esta competição foi inserida no programa do Festival "Robótica 2003", um evento organizado pelo Instituto Superior Técnico destinado a promover a Robótica e do qual o Campeonato Nacional de Futebol Robótico foi um tubo de ensaio para o Campeonato Mundial de Selecções que, em 2004, se realizará no nosso país.

Na segunda posição ficou classificada a "5DPO", da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Quanto ao terceiro posto foi ocupado pela equipa da casa, a "ISocRob", do Instituto Superior Técnico. Devido a problemas técnicos a formação da Universidade do Minho não pôde disputar o torneio, classificando-se por isso em último lugar.

Na categoria de Futebol Junior 2x2 a vitória foi para a equipa "Cena" da Escola Profissional Cenatex de Guimarães que bateu na final "Os Frangos" da escola Serafim Leite de São João da Madeira, por 6-5. Na partida para atribuição do terceiro lugar, que juntou duas formações da Escola Secundária nº 3 de Carreagal do Sal, a "Black and White", levou a melhor sobre "Os Faíscas" por uns expressivos 5-0.

Quanto às provas de perícia - onde os robots tinham como tarefa seguir percursos predefinidos - a equipa "Charrua" da Universidade de Aveiro venceu a classe UIP (Universidades e Institutos Politécnicos), sendo seguida pela "Made In Águeda" da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda e pela "Runner" do Instituto Superior de Engenharia do Porto. Já na classe ESP (Escolas Secundárias e Profissionais) o troféu foi para a "Transparente", equipa da escola secundária Pedro Nunes de Lisboa.

Notícias Relacionadas:

2003-05-09 - Robots e Futebol em destaque no Robótica 2003
2003-04-06 - Campeonato Nacional de Futebol Robótico bate recorde de participações