Um protocolo assinado hoje entre o Instituto Superior Técnico Taguspark e mais de uma dezena de escolas vai permitir implementar um programa destinado a preparar melhor os alunos para a inserção no Ensino Superior - nomeadamente nas áreas das ciências e tecnologia.

O Programa Escola 2.0 propõe o desenvolvimento de acordos de colaboração entre a universidade e as escolas, com vista a promover a participação de professores e alunos do Ensino Básico e Secundário em ações de formação "nas áreas das ciências básicas e das Tecnologias de Informação e Comunicação", detalha o IST.

As ações em causa serão promovidas pelo Campus do IST no Taguspark, "melhorando assim as condições de ensino nas escolas", afirmam os responsáveis pela iniciativa, num comunicado à imprensa.

"O Protocolo que estamos a celebrar visa, acima de tudo, facultar mais ferramentas de ensino aos docentes do Ensino Básico e Secundário, proporcionando aos seus alunos mais skills que os prepararão melhor para a inserção no Ensino Superior", afirma a vice-presidente do Instituto Superior Técnico Taguspark, Teresa Vazão, citada na nota aos meios.

Na lista de parceiros estão 13 escolas, quatro delas no concelho de Cascais (Secundária de Cascais, Secundária da Cidadela, Secundária Fernando Lopes Graça e Agrupamento de Escolas de São João do Estoril). A estas somam-se, na zona de Lisboa, a Escola Secundária Leal da Câmara, em Rio de Mouro, e o Colégio Marista de Lisboa.

Colégio Rainha D. Leonor e Secundária Raúl Proença, nas Caldas da Rainha, Secundária Sá da Bandeira e Agrupamento de Escolas Dr. Ginestal Machado, em Santarém, e as escolas Secundária D. Inês de Castro, em Alcobaça, e Secundária de Francisco Rodrigues Lobo, em Leiria, compõem o resto do lote.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes