O Instituto de Linguística Teórica e Computacional (ILTEC) está a finalizar o desenvolvimento de um conjunto de ferramentas informáticas que permitirão fazer a conversão e verificação de documentos conforme as regras do "novo" Acordo Ortográfico.

As ferramentas estarão disponíveis a partir do próximo mês de Fevereiro, acedendo ao site www.portaldalinguaportuguesa.org, e serão gratuitas, referiu Silvia Barbosa, uma das investigadoras que integra o projecto, em declarações ao TeK.

Do conjunto de aplicações desenvolvidas pelo ILTEC fazem parte um conversor de documentos e um revisor de texto, que poderão ser descarregadas para o PC, e um vocabulário ortográfico com 200 mil palavras.

De acordo com a investigadora, a parte linguística deste projecto, iniciado em Junho de 2009, já estará assegurada, faltando apenas a parte informática, com a criação das bases de dados que irão assegurar uma conversão adequada.

Refira-se que o ILTEC é uma associação privada sem fins lucrativos criada entre a Fundação para a Ciência e a Tecnologia, a Universidade de Lisboa e a Universidade Nova da Lisboa.