A Intel retirou-se da fundação OLPC o seguimento de exigências insustentáveis por parte da fundação. Segundo a porta-voz da Intel Agnes Kwan, em declarações à CNET News.com, a fundação teria exigido à Intel que deixasse de produzir o Classmate PC, o portátil de baixo custo da empresa e concorrente do portátil XO da OLPC.

Para além de deixar de produzir e vender o Classmate PC, a Intel teria também de deixar de cooperar e fornecer componentes a outros fabricantes de PCs de baixo custo, tal como a Asus e o seu portátil Eee PC.

A relação entre Intel e OLPC foi sempre relativamente tensa, principalmente após a apresentação do Classmate PC da Intel, um portátil de baixo custo dirigido aos mercados de educação de países em vias de desenvolvimento, concorrente directo do portátil XO e da filosofia por detrás da fundação OLPC.

Numa reviravolta surpreendente, Intel e OLPC anunciaram, em Julho do ano passado, um acordo de cooperação, passando a Intel a integrar a lista de consultores da fundação.

A OLPC não teceu ainda qualquer comentário oficial às declarações da Intel, sendo a única comunicação conhecida da fundação uma entrada críptica colocada por Walter Bender, presidente de conteúdos e software da OLPC, na Wiki oficial do projecto e que imputava as causas do fim da cooperação a “demasiados advogados, demasiada gente do marketing e pouco interesse em coisas tangíveis.”



Notícias Relacionadas:

2007-07-16 - Intel e OLPC juntam esforços na produção de computadores baratos para crianças